Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

Meninas podem usar o turíbulo?


Quero registrar aqui o grande preconceito que alguns coroinhas tem para com as coroinhas meninas. Vejo as vezes certa revolta porque o padre deixou "aquela menina" com o turíbulo ou porque "aquela menina" será cerimoniário na missa de domingo.

O que há demais nisso? Vamos esclarecer!

Quando o Papa João Paulo II, em março de 1994. tornou oficial a participação de meninas no ministério de acólito (leia-se "coroinhas"), elas passaram a ter o pleno direito de desempenhar toda e qualquer função que os meninos desempenham: turiferário, cerimoniário e até coordenação de grupos. Porque não?!

Não é porque um padre de 80 anos, bem conservador não aceita coroinhas meninas em sua paróquia que a participação delas ficou proibida. Já falei aqui mesmo que em relação a junção de meninos e meninas num mesmo grupo pode trazer alguns problemas de relacionamento. Mas isso jamais deve impedir uma paróquia tomar a iniciativa de aceitar meninas em seu grupo de acólitos.

Portanto deixemos o machismo de lado e acolhamos com muito carinho as coroinhas. Porque além de outras qualidades elas são bem criativas, por vezes mais do que nós meninos; elas são mais atenciosas, em alguns momentos possuem uma gama de ideias criativas, etc.
E eu achando que o machismo estava sendo superado e me veem com uma dessas de que turíbulo não é coisa para meninas ;-)

Um comentário:

::: Contatos ::::::

Envie sua Carta ou entre em contato :::

Grupo de Acolitos de São Tarcisio Rua Djanira Bezerra de Omena, Ipioca - Maceió - AL
Cep: 57039-710 Fone: (082) 88145732 [Oi] |
Email: gast.ipioca@gmail.com
___________________________________________