Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

Aniversáriante do Mês de Março

As Acolitas, Rayssa e Milena pelo seu dia!

Ficha de Inscrição




Você quer ser ACOLITO (A), venha se escrever na nossa igreja (Igreja de Nossa Senhora do Ó), com Roberto ou Joao Paulo, estamos esperando por voce.

Ser Acólito é caminho privilegiado para o despertar vocacional. O serviço efectuado pelos Acólitos nas paróquias Ninguém pode ser acólito por status, mas sim por vocação. Tu foste chamado para o serviço do altar, isso é uma sublime vocação.

Esperamos você!

Porque preparar novos coroinhas


* Porque o Grupo/ Paróquia deseja admitir novos coroinhas? A paróquia realmente está precisando de novos coroinhas? Os que já existem não são suficientes?



É importantíssimo pensar se realmente é necessário admitir novos membros no Grupo de Coroinhas. É importante não "encher" o grupo de membros. Pensar na qualidade e esquecer um pouco a quantidade deve ser o primeiro e essencial passo a ser dado. Sabemos que em muitas paróquias existem muitos candidatos que desejam fazer parte do ministério de coroinhas. Infelizmente na maioria das vezes não é possível aceitar todas as pessoas que queiram fazer parte do grupo.


É importante lembrar que Jesus deu o exemplo: preocupado também com a evangelização das multidões Jesus formou um pequeno grupo, os apóstolos, aos quais transformou-os numa verdadeira família. Um grupo com até 25 coroinhas é o ideal. Mais do que isso poderia ocasionar a construção de "panelinhas" dentro do grupo, e os problemas disso todos já conhecemos.


* Na comunidade existem pessoas (crianças, adolescentes e jovens) que queiram ser coroinhas?


A realidade de cada pessoa que visita este blog é diferente. No seu grupo pode haver meninas e no de outra pessoa não. Num grupo de uma determinada paróquia existem 30 coroinhas; no de outra comunidade somente há 7 coroinhas.


Pensando nisso formulei esta pergunta. É preciso saber antecipadamente se existem crianças, adolescentes, jovens interessados e desejosos em aderir ao grupo. algumas vezes um parente de um coroinha espera a oportunidade de "entrar" para o grupo. Esta é a hora de saber quem vamos captar (chamar, convidar, convocar) para fazer parte do Grupo.

* De que forma o grupo pode realizar encontros de formação?



Esta é a hora de definir como será o processo de formação dos novos coroinhas. Encontros de formação semanais, duas vezes por semana, quinzenais, mensais... como será? Será numa escola ou na igreja? Quem poderá ser formador (a) no curso? O padre será um dos formadores?

João Paulo II e nós Coroinhas

O trabalho realizado pelos coroinhas durante a celebração é de muita importância, pois ajuda no andamento da celebração e para que tudo saia dentro do planejado. O Papa João Paulo II escreveu uma carta dedicada aos coroinhas, veja:

João Paulo II pede para que se dedique maior atenção aos coroinhas

Cidade do Vaticano, 7/4/2004

João Paulo II pediu às comunidades paroquiais e aos sacerdotes que dediquem maior atenção aos coroinhas, meninos (as) e jovens que ajudam no serviço ao altar, pois constituem um "viveiro de vocações sacerdotais”.

O pontífice lança seu pedido na tradicional Carta que envia aos sacerdotes do mundo com motivo da Quinta-feira Santa, na qual presta particular atenção à oração e ao compromisso da Igreja para suscitar vocações à vida consagrada.

"Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um “viveiro” de vocações sacerdotais", explica o Papa na carta que escreve há 25 anos aos presbíteros do mundo nesta data, na qual se celebra os momentos em que Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio na última Ceia.

"O grupo de acólitos, bem acompanhado por vós no âmbito da comunidade paroquial, pode percorrer um válido caminho de crescimento cristão, formando quase uma espécie de pré-seminário", declara.

"Recorrendo à cooperação de famílias mais sensíveis e dos catequistas segui, com solícita atenção, o grupo dos acólitos para que, através do serviço do altar, cada um deles aprenda a amar cada vez mais o Senhor Jesus, reconheça-O realmente presente na Eucaristia e saboreie a beleza da liturgia", sugere o Santo Padre.

"Todas as iniciativas para os acólitos, organizadas a nível diocesano e por zonas pastorais, devem ser promovidas e estimuladas, tendo sempre em conta as diversas faixas etárias", sublinha.

O Papa Karol Wojtyla se remete à sua experiência de arcebispo de Cracóvia, quando pôde apreciar, segundo revela, "quão proveitoso é dedicar-se à sua formação humana, espiritual e litúrgica".

"Quando crianças e adolescentes realizam o serviço do altar com alegria e entusiasmo, oferecem aos da sua idade um testemunho eloqüente da importância e da beleza da Eucaristia", declara.

"Graças à acentuada sensibilidade imaginativa, que caracteriza a sua idade, e com as explicações e o exemplo dos sacerdotes e dos colegas mais velhos, também os miúdos podem crescer na fé e apaixonar-se pelas realidades espirituais", assegura o Santo Padre.

"Nas regulares celebrações dominicais e feriais, os acólitos encontram-vos a vós, nas vossas mãos vêem “fazer-se” a Eucaristia, no vosso rosto lêem o reflexo do Mistério, no vosso coração intuem a chamada a um amor maior", diz o Papa em sua carta aos sacerdotes.

"Sede para eles pais, mestres e testemunhas de piedade eucarística e santidade de vida", conclui.Ao apresentar esta terça-feira à imprensa a Carta do Papa aos sacerdotes, o cardeal Darío Castrillón Hoyos, prefeito da Congregação para o Clero, disse que na promoção de vocações ao sacerdócio a atenção aos coroinhas é decisiva."Se as crianças e os jovens vêem no sacerdote a alegria de ser ministros de Cristo e depositários dos mistérios divinos, a generosidade para administrar os sacramentos, em particular a Reconciliação e a Eucaristia, então se perguntarão se não pode ser esta" "a opção mais cheia de felicidade para suas vidas", afirmou o purpurado colombiano.

Fonte: http://www.portaldoacolito.com/

Meninas podem usar o turíbulo?


Quero registrar aqui o grande preconceito que alguns coroinhas tem para com as coroinhas meninas. Vejo as vezes certa revolta porque o padre deixou "aquela menina" com o turíbulo ou porque "aquela menina" será cerimoniário na missa de domingo.

O que há demais nisso? Vamos esclarecer!

Quando o Papa João Paulo II, em março de 1994. tornou oficial a participação de meninas no ministério de acólito (leia-se "coroinhas"), elas passaram a ter o pleno direito de desempenhar toda e qualquer função que os meninos desempenham: turiferário, cerimoniário e até coordenação de grupos. Porque não?!

Não é porque um padre de 80 anos, bem conservador não aceita coroinhas meninas em sua paróquia que a participação delas ficou proibida. Já falei aqui mesmo que em relação a junção de meninos e meninas num mesmo grupo pode trazer alguns problemas de relacionamento. Mas isso jamais deve impedir uma paróquia tomar a iniciativa de aceitar meninas em seu grupo de acólitos.

Portanto deixemos o machismo de lado e acolhamos com muito carinho as coroinhas. Porque além de outras qualidades elas são bem criativas, por vezes mais do que nós meninos; elas são mais atenciosas, em alguns momentos possuem uma gama de ideias criativas, etc.
E eu achando que o machismo estava sendo superado e me veem com uma dessas de que turíbulo não é coisa para meninas ;-)

Pedofilia seja com quem for! Denuncie!

Não sofra em silêncio!Denuncie!para não ser tarde demais

Coroinhas meninas/ mulheres: parabéns pelo seu dia

O dia internacional da mulher. Venho parabenizar todas as coroinhas meninas, um tanto discriminadas no ministério de Acólitos. Mas muitos esquecem da delicadeza, da doçura e da criatividade das mulheres, tão essenciais ao Grupo de Coroinhas.

::: Contatos ::::::

Envie sua Carta ou entre em contato :::

Grupo de Acolitos de São Tarcisio Rua Djanira Bezerra de Omena, Ipioca - Maceió - AL
Cep: 57039-710 Fone: (082) 88145732 [Oi] |
Email: gast.ipioca@gmail.com
___________________________________________